logo.png (424×40)

Aliança da internet de Baixo Custo


Aliança da internet de Baixo Custo

     Liderada pelo Google, a Alliance for Affordable Internet (Aliança da internet de Baixo Custo) conta com a participação de grandes empresas de tecnologia, como Facebook, Intel e Microsoft. O anúncio da união das companhias foi feito nesta segunda-feira (7/10) no blog do Google.
A ideia é, de fato, levar a internet a todos com um preço mais baixo do que o oferecido nos países em desenvolvimento. A aliança almeja cumprir a meta da Comissão de Banda Larga das Nações Unidas, que tem prazo-limite definido para 2015.
     Para isso, as companhias de tecnologia terão o auxílio de governos e instituições sem fins lucrativos para reduzir o custo médio de conexão com a web de 30% para 5% das rendas das populações de cada país em desenvolvimento. Outra medida que será adotada para tornar o objetivo da aliança viável é uma alteração nas políticas de entrada e acesso a tecnologias. A ajuda é bem-vinda para o Google, que afirma que “não existe uma solução simples que possa conectar as 5 bilhões de pessoas que vivem hoje sem internet”.
As políticas mencionadas estão pré-definidas em um manual de boas práticas, em inglês.
Essa não é a primeira vez que o Google e o Facebook se envolvem com esse tipo de iniciativa. A gigante das buscas chegou a anunciar que usaria balões para transmitir a internet em países emergentes. Já o Facebook anunciou há poucos meses um programa que tem o objetivo de levar a internet a todas as pessoas do planeta.

0 comentários:

Postar um comentário